- Home
- Se joga nessas dicas
- Finalidades Do Silicone Para O Cabelo
Finalidades Do Silicone Para O Cabelo
Certamente, você já deve ter ouvido falar sobre o silicone e a sua função nos produtos para cabelo. Por isso, preparamos um conteúdo sobre o assunto que esclarecerá algumas dúvidas frequentes. Apesar de um pouco técnicas, as informações deste conteúdo são lacradouras. Afinal, cuidar das madeixas exige produtos de qualidade e conhecimento para acertar na escolha da linha que mais combina com seu tipo de cabelo. Vamos lá?
Os silicones foram sintetizados pela primeira vez, em 1904, pelo químico inglês, Frederick Stanley Kipping.
Eles são polímeros sintéticos em que os átomos de silício estão ligados por átomos de oxigênio, criando macromoléculas. Sua estrutura química é composta por sílicio e oxigênio, semelhante aos óleos vegetais (os óleos vegetais possuem cadeias carbônicas com variados números de carbonos e oxigênio).
Silicone é o nome genérico para muitas classes de polímeros de organosilicone com repetição de unidades de siloxano (Si-O). Dependendo do tamanho das moléculas, estes materiais podem ser voláteis ou não-voláteis. Pode ocorrer a introdução de vários grupos funcionais tais como fenilo, alquilo ou poliéter. Em geral, as propriedades físico-químicas dos silicones conduzem a um impressionante conjunto de propriedades e benefícios, incluindo a redução da adesividade, a reduzida sensação gordurosa ou oleosa, a permeabilidade, a lubrificação, um efeito barreira (para proteção) e fácil espalhamento na superfície.
Devido a esta estrutura química, os silicones suportam tanto temperaturas muito baixas quanto altas temperaturas sem sofrer alterações em suas características, são bem tolerados pelos cabelos e agem impedindo a formação de frizz, causado pelo excesso de umidade do ambiente. Apesar de formar uma película sobre os fios do cabelo, os silicones agem selecionando os gases que poderão entrar e sair dos fios, eles impedem a entrada de agentes poluentes e tóxicos que prejudicam a estrutura dos fios.
As vantagens do uso dos silicones são a proteção térmica, uma vez que absorvem o calor do secador e da prancha não permitindo danos aos fios, evitando que haja perda da umidade dos fios, destruição da queratina e dos pigmentos do cabelo (pigmentos naturais e artificiais). Deixam os fios mais fáceis de pentear, escovar e pranchar o que impede a quebra dos fios devido ao atrito. Outra vantagem do seu uso é o aumento do brilho e do alinhamento devido à redução da eletricidade estática dos fios. Os silicones melhoram a coesão da cutícula dos fios e auxilia na redução da formação de pontas duplas.
Os silicones proporcionam suavidade ao toque, evitam excesso de oleosidade e peso dos fios, melhoram o brilho e facilita a aplicação do produto com silicone nos cabelos.
No entanto alguns silicones são considerados como “maquiagem” agindo superficialmente e não penetrando na fibra capilar. Mesmo assim eles podem ser considerados produtos de tratamento, pois retém hidratação do fio sendo excelente para cabelos porosos que perdem água com facilidade.
Devido as suas características recomenda-se a utilização dos produtos com silicones sob os cabelos úmidos e antes da utilização de secadores, babyliss e pranchas para que seja mantida a umidade dos fios e protegido contra as altas temperaturas dos equipamentos que causam alteração do aspecto dos fios.
A desvantagem do silicone é que ele acumula na superfície do fio e shampoos comuns não removem completamente esse resíduo, ao aplicar máscaras hidratantes enriquecidas com vitaminas, o produto entra em contato com a barreira formada pelo silicone, impedindo ação hidratante, nutritiva ou reconstrutora da máscara. Para isso, desenvolvemos o Shampoo Desintoxicante que remove os resíduos do silicone, potencializando efeito das máscaras de nutrição e reconstrução. Aproveite a vantagem do silicone e se livre da desvantagem utilizando Shampoo Desintoxicante.